DESENVOLVIMENTO DE 10 ANOS
A idade de 10 anos ocupa uma posição interessante e altamente significativa no
esquema do crescimento humano, sendo uma idade onde é um ano de
consumação, mas também de transição, um interlúdio relativamente sereno e
amistoso, durante o qual o organismo assimila, consolida e equilibra os recursos que
já adquiriu. É uma idade de ouro do equilíbrio do desenvolvimento. Deste modo uma
criança de 10 anos reúne em si tanto as características especificas como as
características gerais da meninice
DESENVOLVIMENTO DE 11 ANOS
Segundo GESELL (1979),os 11 anos marcam realmente o inicio da
adolescência, porque trazem à superfície um grande número de sinais do processo
de crescimento que, decorrida uma nova década, levará a criança à beira da
maturidade. São os novos esquemas e o novo dinamismo do seu comportamento. A
exibir aos 11 anos certas normas de afirmação pessoal, curiosidade e sociabilidade
a que não as tinha habituado. É inquieta, inquisitiva e faladora.
DESENVOLVIMENTO DE 12 ANOS
O jovem de 12 anos ganha uma nova perspectiva de si mesmo e dos seus
contemporâneos, jovens e adultos. Procura obter a aprovação dos outros, evidencia
uma tendência para alargar as suas consciencializações, revela um amadurecimento
em suas relações pessoais. O desenvolvimento da maturidade não é um processo
constante e uniforme. É um processo irregular, particularmente ao nível dos 12 anos,
quando a criança-jovem é ainda tão tenra que flutua entre os dois extremos de uma
colaboração adulta e deslizes infantis. A capacidade de tomar iniciativas anda
estreitamente ligada ao entusiasmo. O entusiasmo é característica dos 12 anos. Os jovens desta idade gostam de participar de reuniões sociais e preocupam-se com
sua aparência exterior
DESENVOLVIMENTO DE 13 ANOS
Aos 13 anos a adolescência está agora bem em marcha e vão emergir muitas
fases novas do comportamento. Algumas dessas fases são bem claras, outras irão
permanecer obscuras, porque o jovem de 13 anos nem sempre é muito aberto e
comunicativo. Em casa, pode ter períodos de silêncio. Na escola, surgem outras
facetas do comportamento muito diversas. Reage com vivo interesse às tarefas e às
discussões de aula. Revela uma grande capacidade para a aquisição de
conhecimentos, seja através da leitura, do ouvido ou da vista. Muitas das
preocupações do jovem podem muito bem ser indícios normais de um processo de
desenvolvimento que conduz a introspecção
DESENVOLVIMENTO DE 14 ANOS
As características de maturidade dos 14 anos são os sinais da marcha
progressiva de um subciclo do crescimento. A auto-absorção interiorizante dos 13
anos serviu para enriquecer a estrutura do eu, que agora se tornou capaz de uma
integração mais completa e mais equilibrada com outras personalidades. O jovem de
14 anos acha-se, portanto, mais bem orientado relativamente a si próprio e ao seu
ambiente interpessoal, apresenta sinais de um acentuado aumento da racionalidade
e do pensamento lógico. As suas lealdades de grupo são fortes e muito, mas não
interferem, normalmente, com suas relações pessoais na roda da família, da escola
e da comunidade. Tem numerosos amigos. No aspecto emocional é menos inseguro
do que costumava ser. As suas atitudes espontâneas tornam-se extraordinariamente
educável no domínio dos valores humanos e das obrigações sociais
DESENVOLVIMENTO DE 15 ANOS
A transição das características de maturidade dos 14 anos para as dos 15 é
relativamente gradual. Ao contrário do jovem de 14 anos o jovem de 15 anos é,
muitas vezes, uma pessoa indiferente e fala com voz mansa, em vez de se
manifestar exuberantemente em voz alta. A sua capacidade de exteriorização é diminuída.
As características de maturidade do período de 15 anos podem ser
encaradas de três formas: consciência do eu e perceptividade crescentes, maior
espírito de independência, lealdade, mas também ajustamento, aos grupos do lar,
da escola e da comunidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário