Seguidores

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Os deficientes físicos no Brasil


De acordo com o Censo realizado em 2006, há no Brasil aproximadamente 24,6 milhões de pessoas portadoras de deficiências. Destas, 9 milhões são portadoras de algum tipo de deficiência física. Os números são expressivos e mostram o quanto é importante realizar campanhas de conscientização e inclusão social.

Os deficientes físicos convivem com as limitações. Os cadeirantes, por exemplo, não conseguem se deslocar pelas ruas com segurança e também possuem dificuldades para ter acesso ao transporte público, pois não há rampas e outras estruturas que facilitem a locomoção.
526499 11 de outubro Dia dos Deficientes Físicos 1 11 de outubro: Dia dos Deficientes FísicosÉ necessário criar condições que facilitem a rotina do portador de deficiência física. (Foto:Divulgação)
A sociedade também não se adaptou as condições dos deficientes visuais. Eles enfrentam grandes dificuldades para conquistar a independência, afinal, não conseguem escolher os produtos no supermercado e nem ler o menu do restaurante para optar por um prato. Para solucionar o problema, seria viável investir no Braille (linguagem universal para cegos) em diferentes tipos de situações.
As crianças e os adolescentes que são portadores de alguma deficiência física também não contam com escolas preparadas para atendê-los. Muitas instituições ainda não estão prontas para atender a demanda de deficientes e formá-los, tanto para a sociedade, como também para o mercado de trabalho.
O Governo não tem apenas o compromisso de facilitar a rotina dos portadores de deficiências físicas. Sua função em prol destas pessoas também é de conceder oportunidades para o crescimento e valorização dentro da sociedade. Os deficientes devem contar com chances para ingressar no mercado de trabalho, estudar e participar ativamente de projetos, dentro das suas condições.

A situação está melhor

526499 11 de outubro Dia dos Deficientes Físicos 3 11 de outubro: Dia dos Deficientes FísicosDaniel Dias ganhou medalha de ouro na natação. (Foto:Divulgação)
Em comparação aos anos anteriores, a sociedade melhorou muito no que diz respeito ao tratamento e convívio com os portadores de necessidades especiais. Hoje, já é possível encontrar estas pessoas trabalhando em empresas graças às leis que obrigam a concessão de vagas para deficientes.
Além de provar sua capacidade no mercado de trabalho, o deficiente físico brasileiro também tem surpreendido com a sua atuação no esporte. As paraolimpíadas representam o melhor exemplo de determinação, pois os atletas brasileiros sempre se superam e enchem o país de orgulho. Nos últimos jogos, que aconteceram em Londres, a delegação paraolímpica do Brasil conquistou 43 medalhas e ficou na 7ª posição do ranking geral.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...