Seguidores

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Postura correta exige atividade física Previna transtornos futuros com exercícios





A coluna vertebral desempenha um papel importante tanto para a postura estática como para a movimentação do corpo, em virtude à posição bípede humana. Dentro de suas múltiplas funções, observa-se que ela apresenta uma estrutura essencial que permite o bom desempenho do aparelho locomotor.

A coluna vertebral possui quatro curvaturas normais: a lordose cervical, a cifose torácica, a lordose lombar e a cifose coccígea (sacro e cóccix), todas bem visualizadas quando se observa a coluna lateralmente. O aumento, a acentuação ou a diminuição destas curvaturas podem representar doenças que precisam ser tratadas.

Inicialmente, a má postura pode provoca dor para depois se transformar numa deformidade que pode se tornar irreversível, sobretudo em pacientes idosos. Com o passar do tempo, a má postura e, conseqüentemente, a dor crônica poderão diminuir a qualidade de vida e prejudicar a capacidade para o trabalho e até as atividades diárias de vida.

As dores nas costas e os problemas da coluna ocorrem com grande freqüência. Alguns autores relatam que entre 70 a 80% da população mundial teve ou terá algum tipo de dor nas costas, provocando moléstias que dificultam ou até impeçam cumprir as atividades diárias.

Muitos casos de dor nas costas podem ser provocados por tensões nos músculos e ligamentos que sustentam a coluna. Geralmente, as causas e os agravantes destas situações são as condições inadequadas de trabalho; o manuseio, o levantamento e o carregamento de peso excessivo; a manutenção de posturas incorretas por muito tempo; problemas psicossomáticos e a fadiga muscular. A obesidade, que sobrecarrega o peso sobre a coluna vertebral, é outro fator desencadeante. Os esportes de alto impacto também podem tornar-se arriscados.

A boa postura é definitivamente um dos caminhos mais seguros para a prevenção e o tratamento dos distúrbios do sistema músculo esquelético. Já a má postura pode causar várias lesões. Muitas pessoas são acometidas de dores, principalmente nas costas; somente depois de algum tempo percebem que a postura estava errada. A educação postural é algo que se deve iniciar na infância, para evitar problemas na idade adulta.

Cuidar da postura é fazer com que a sustentação e o equilíbrio do corpo estejam de acordo com as leis da gravidade. Para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente e corrigi-la sempre durante as atividades diárias domésticas, profissionais e físicas, a fim de manter a coluna ereta o tempo todo.

A Fisioterapia atua na prevenção ou no tratamento de alterações funcionais, orientando quanto à utilização de uma postura adequada na posição em pé, durante as atividades de rotina, ou quanto à necessidade da prática de exercícios para manutenção da postura correta. Atua, também, por meio de técnicas como a Reeducação Postural Global (RPG), corrigindo possíveis alterações posturais, alongando e fortalecendo a musculatura, mantendo ou promovendo a postura mais correta possível. Pacientes relatam como os principais benefícios da Fisioterapia, a diminuição da dor, a prevenção de complicações futuras, bem como, a melhora na qualidade de vida.

Fernanda Ântico Benetti é professora do curso de Fisioterapia da UNINOVE e supervisora da Clínica de Fisioterapia da instituição. Possui mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela UNICAMP. Ela e outros especialistas da UNINOVE estão disponíveis para entrevistas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...