Fonte: Jornal do Carro
Item de grande utilidade, principalmente para quem enfrenta o trânsito cotidiano na cidade grande, o câmbio automático se tornou mais acessível nos últimos anos. Antes considerado artigo de carro de luxo, agora está disponível em quase todos os segmentos.
Ao todo são 66 veículos equipados com câmbio automático à venda no Brasil com preço até R$ 100 mil. Para facilitar sua escolha, preparamos este guia, em que reunimos todas essas opções. Entre carros nacionais e importados, há automáticos em quase todos os segmentos, desde o pequeno sul-coreano Kia Picanto, a R$ 39.900, o mais barato deste catálogo, ao mexicano Ford Fusion V6, por R$ 99.900. Os veículos estão em ordem crescente de preço e alguns têm versões que podem ultrapassar os R$ 100 mil.
EVOLUÇÃO - Do passado, veio a fama de que o câmbio automático faz o consumo de combustível aumentar. Hoje, nem sempre isso é uma verdade. Os componentes têm sido constantemente aprimorados para tornar esse tipo de transmissão mais eficiente. Foram também introduzidos recursos como possibilidade de troca manual - que dá mais controle sobre a operação ao motorista. Uma variação é o CVT, sigla que significa transmissão continuamente variável. O câmbio automatizado - caixa manual sem o pedal de embreagem e que se comporta como automática - é uma opção que tem aumentado sua presença. Existente na Europa há bastante tempo, surgiu no País em 2007, com o Chevrolet Meriva, e no ano seguinte nos Fiat Stilo e Linea. O próximo a ter o recurso será o VW Polo, no mês que vem.
KIA PICANTO 1.0 (a partir de R$ 39.900)
O carro automático mais em conta à venda no Brasil tem boa relação custo-benefício por vir completo, com direção assistida, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico. Mas não tem opção flexível (somente a gasolina) e seu desempenho é modesto perto dos 1.0 nacionais.
CHEVROLET MERIVA 1.8 (a partir de R$ 45.897)
Foi o primeiro modelo nacional a receber câmbio automatizado de cinco marchas. Mesmo sem contar com o pedal da embreagem, é preciso se acostumar a dirigir o carro, que é bem diferente de um automático convencional. Isso porque os trancos nas mudanças de marcha são frequentes.
CITROËN C3 1.6 (a partir de R$ 46.190)
É o modelo automático mais acessível da marca. Traz o mesmo conjunto mecânico (propulsor e câmbio) da linha Peugeot 207. Embora o motor 1.6 16V flexível seja bom, seu maior pecado é justamente a transmissão automática, que é um pouco confusa em subidas e dá solavancos nas mudanças.
PEUGEOT 207 XS (a partir de R$ 47.100)
Hatch compacto da Peugeot utiliza a mesma mecânica do Citroën C3 ?os carros são produzidos na fábrica da PSA Peugeot Citroën, em Porto Real (RJ). O desempenho, no entanto, é pouco melhor no 207. Por R$ 47.100, a versão automática é a mais refinada do hatch e sai de fábrica bem recheada de equipamentos. Sua lista inclui freios com sistema ABS, vidros elétricos nas quatro portas, ar-condicionado digital e computador de bordo, entre outros itens. O problema é o espaço interno, escasso para o banco traseiro.
PEUGEOT 207 PASSION XS (a partir de R$ 48.700)
O sedã do 207 segue a linha do hatch e sai de fábrica com lista recheada de equipamentos, com tabela a partir de R$ 48.700. Novamente, o espaço interno é seu ponto fraco, escasso para receber bem passageiros no banco de trás ? o que é um contrassenso em se tratando de um sedã. Outro aspecto ruim do Passion é seu desenho. Originado no Irã e destinado a países do leste europeu, não condiz com o apreciado pelo consumidor brasileiro e carece de uniformidade ? a traseira não se entende bem com a dianteira.
KIA CERATO (a partir de R$ 49.900)
O modelo é completo e seu motor 1.6 tem bom desempenho, mas não tem opção flexível como os principais concorrentes. Outro ponto a considerar é que sua próxima geração chega agora em agosto. Assim, só será bom negócio diante de desconto atraente em relação ao seu preço de tabela.
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