Seguidores

domingo, 1 de julho de 2012

DEPOIMENTO DA MINHA QUERIDA AMIGA BENOMIA MARIA REBOUÇAS....GRANDE SER HUMANO E GUERREIRA REGADA DE OTIMISMO!!


Benomia Maria Rebouças

Benomia Maria Rebouças
A história que eu vou contar começa com meu nascimento, pois nasci com um deficiência congênita que na época era pouco divulgada e conhecida. Meus pais só foram descobrir quando eu já tinha mais de um ano e seis meses. Essa deficiência rara que atinge uma entre 17 mil pessoas me escolheu. Sou uma pessoa com osteogênese imperfeita (OI), conhecida popularmente como bebê de cristal, ou ossos de vidro.
A minha infância foi muito difícil, pois para as pessoas com OI é uma fase crítica. Mas, hoje, eu tenho uma vida normal. Mesmo com todas as dificuldades e a super proteção da minha família, consegui, depois de adulta, estudar. Quando criança, não fui a escola, aprendi a ler e escrever em casa; descobri e aprendi história, geografia, português, matemática e inglês pegando uma carona nas atividades da minha única irmã, que é três anos mais nova que eu. Depois, passei a ajudar minhas primas, que moravam perto da minha casa, ensinando as lições de casa que a professora passava.
A minha família dizia que eu não precisava estudar, pois o que eu sabia já era suficiente. Eu nunca desisti do meu sonho, que era estudar e me formar. Em 1992 conheci a associação dos deficientes físicos da minha cidade e a partir de então, tudo mudou na minha vida. Em 1997, por não ter meu histórico escolar do primeiro ao quarto ano, entrei na turma de quinto ano como ouvinte numa escola do estado. Passei de ano e a própria secretaria da escola orientou que fossem feitas provas para organizar meu histórico escolar. Depois disso, passei a estudar numa escola de ensino para jovens e adultos, e em dois anos, terminei todo o meu ensino e passei no vestibular para pedagogia na Universidade Estauda, aprovada em primeiro lugar.
Hoje, sou Graduada em Pedagogia e faço pós-graduação em Direitos Humanos, dou palestras sobre inclusão educacional e autoestima, trabalho numa escola do estado, como professora de crianças com def. e dificuldade de aprendizagem, e sou ativista do movimento das pessoas com deficiência da cidade onde eu moro. Hoje eu tenho certeza de uma coisa, todos nós temos uma missão, e a minha é tentar mudar um pouquinho essa sociedade preconceituosa, e cheia de tabus. Faça também sua parte!
Enviado por: Benomia Maria Rebouças

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...