Seguidores

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Começa segunda-feira a semana de valorização da pessoa com deficiência




Resende
A Prefeitura de Resende promove de segunda-feira, dia 27, até sexta-feira, dia 31, a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência, em uma integração entre a Superintendência de Eventos e as Secretarias de Assistência Social e Educação. O evento terá palestras voltadas para profissionais da educação, pais e responsáveis por alunos com deficiências da rede municipal, além de atividades de esporte e lazer.

Um dos destaques da programação será a abertura do evento, na segunda-feira, dia 27, às 18 horas, com a encenação do musical "Good Morning São Paulo Mixturéba", interpretado pelo Grupo Oficina dos Menestréis, no Teatro da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras). O espetáculo também encerra o XII Festival de Teatro de Resende, que está acontecendo na cidade desde sexta-feira, dia 17, com diversas atrações artísticas.

A peça traz um elenco formado por cadeirantes, deficientes visuais e menestréis convidados pelo projeto. As músicas que compõem o espetáculo são tocadas ao vivo pela Banda Exculaxo. A direção é de Deto Montenegro, idealizador dos projetos sociais da Oficina dos Menestréis com um método de teatro musical que tem como proposta descobrir arte nas pessoas.

Com uma programação repleta de música, coreografias e humor, o espetáculo desenvolve-se por meio de vários esquetes e situações inusitadas, em que o tema da inclusão do deficiente está sempre presente.

Na terça-feira, dia 28, acontece o Encontro de Pais dos Alunos Especiais, no Espaço Z, a partir das 14 horas. Já na quarta-feira, dia 29, a partir das 9 horas, na Área de Lazer Julieta Botelho, no Parque Tobogã, será realizada uma manhã recreativa para os estudantes com necessidades especiais.  Haverá brincadeiras, brinquedos infláveis e pintura facial, além de atividades com o grupo do Departamento de Educação para o Trânsito, entre outras.

Na quinta-feira, dia 30, um grupo de 30 estudantes especiais visitarão as dependências da montadora de veículos MAN Latin America.                                                                                                                                                                Além disso, as 16 escolas municipais que possuem salas de recurso realizarão atividades para seus alunos também na quinta-feira. As salas de recurso oferecem atendimento pedagógico especializado aos alunos incluídos nas classes regulares e que apresentam necessidades especiais escolares.

- Os professores das salas de recursos e os orientadores pedagógicos das escolas vão desenvolver atividades diversas visando sensibilizar e conscientizar os estudantes sobre a importância da inclusão social - explicou Terezinha Saloto, coordenadora do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento ao Educando), da Secretaria de Educação.

O encerramento da Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece na sexta-feira, dia 31, com o Encontro de Profissionais da Educação Especial, na Casa da Amizade, a partir das 8 horas.  Neste dia, o Conselho Municipal de Educação  (CEDUR) apresentará a minuta de projeto de lei que delibera sobre a Educação Especial no município de Resende.                                                        

De acordo com a secretária de Educação do município, professora Rosaly Azevedo, a Semana Municipal de Valorização da Pessoa com Deficiência tem por finalidade destacar a importância das iniciativas de acessibilidade e inclusão dessa parcela da população na sociedade, além de reforçar as ações da Prefeitura nesse sentido.

- Este evento visa estimular o debate sobre a importância da inclusão social, abrindo um espaço de contato direto com outros segmentos da sociedade para ampliar as ações voltadas à promoção humana e à inclusão das pessoas com deficiências, que precisam apenas de uma oportunidade para mostrar e desenvolver seus potenciais conquistando uma vida plena, independente e produtiva no convívio em sociedade - destaca Rosaly



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...