Seguidores

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Você já sentiu Cãibras?



Gustavo Kuerten previne cãibras comendo bananas.
Por que sentimos as terríveis cãibras? Aquela dorzinha incômoda que aparece principalmente quando estamos em meio a uma maratona de exercícios. A resposta vem do nosso cérebro, a cãibra é uma contração espasmódica (espasmo muscular que acontece involuntariamente) dos músculos. É uma contração súbita, de curta duração e dolorosa, de um músculo ou de um grupo muscular, e geralmente ocorre na panturrilha e no pé.
Nosso cérebro possui uma placa motora localizada entre nervo e músculo, e como nossos músculos se contraem o tempo todo, disparam cargas elétricas dentro do cérebro. Essa carga elétrica altera o equilíbrio entre dois minerais: potássio e sódio.
O potássio se encontra dentro da fibra muscular e o sódio fora dela, este é o ponto principal do contexto: a ordem dos minerais dentro do músculo. A má alimentação causa um desequilíbrio nos teores de sódio e potássio, há uma inversão de posição dos minerais presentes, o sódio entra na fibra e o potássio sai da fibra: o músculo então se contrai involuntariamente. Essa contração é denominada de cãibra.
Outro fator que pode levar a este incômodo é a fadiga muscular. O corpo é obrigado a tirar energia de onde puder, então, retira-a do glicogênio (açúcar do músculo). Quando o glicogênio se desfaz, grande quantidade de ácido láctico é liberada, esse ácido penetra na placa motora e dificulta o disparo da carga elétrica, o ambiente fica mais carregado e ácido, ou seja, mais propenso a cãibras.
Existe uma maneira de evitar essa dor intensa? O recomendável é ingerir alimentos ricos em potássio e cálcio. Já reparou como alguns jogadores de tênis comem bananas? Eles sabem o que fazem: essa fruta é uma fonte de minerais, mais precisamente de potássio. É essencial manter uma dieta balanceada, não só para prevenir cãibras, mas por uma série de doenças vinculadas à falta de minerais no organismo, por exemplo, a osteoporose.
 
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...