Matéria extraída da Revista Reação
Uma das apostas da nova fase da Chevrolet, o modelo chegou e agradou em cheio os consumidores com deficiência e suas famílias…
Recém lançada pela General Motors/Chevrolet, a minivan veio para ocupar o lugar da Meriva e da Zafira, oferecendo opções inclusive, com 7 lugares, porém, com uma ótima relação custo x benefício. É no pacote de itens e nos preços acessíveis em todas as suas versões, que a fábrica aposta para o sucesso da Spin.
Para que as pessoas com deficiência, curiosas em saber mais sobre o carro, mais uma vez em parceria com a fábrica (GM), a Revista Reação realizou uma bateria de testes, ficando com uma Spin LTZ –1.8 – automática – versão completa com 7 lugares, por mais de 30 dias. O carro foi adaptado com uma alavanca de freio e acelerador, e um pomo giratório no volante, instalados pela Cavenaghi (empresa líder em adaptação de veículos, localizada na zona oeste da capital paulista), também em parceria com a publicação, para a plena realização dos testes por pessoas com deficiência e nossa equipe exclusiva de consultores especializados.
Típico carro para toda a família, a Spin, além de ter ótimo espaço interno, ainda tem a opção de 7 lugares, mantendo mesmo assim, um porta-malas capaz de carregar a cadeira de rodas. Com o banco duplo traseira rebatido, o porta-malas fica livre, e é aí então que o modelo se torna ainda mais interessante para o consumidor com deficiência e sua família.
Para que as pessoas com deficiência, curiosas em saber mais sobre o carro, mais uma vez em parceria com a fábrica (GM), a Revista Reação realizou uma bateria de testes, ficando com uma Spin LTZ –1.8 – automática – versão completa com 7 lugares, por mais de 30 dias. O carro foi adaptado com uma alavanca de freio e acelerador, e um pomo giratório no volante, instalados pela Cavenaghi (empresa líder em adaptação de veículos, localizada na zona oeste da capital paulista), também em parceria com a publicação, para a plena realização dos testes por pessoas com deficiência e nossa equipe exclusiva de consultores especializados.
Típico carro para toda a família, a Spin, além de ter ótimo espaço interno, ainda tem a opção de 7 lugares, mantendo mesmo assim, um porta-malas capaz de carregar a cadeira de rodas. Com o banco duplo traseira rebatido, o porta-malas fica livre, e é aí então que o modelo se torna ainda mais interessante para o consumidor com deficiência e sua família.
A Revista Reação vem testando vários modelos da Chevrolet, que lançou vários diferentes de uma só vez, e ainda promete novidades. Aos poucos, vamos apresentando aos leitores uma a um. A marca sempre foi conhecida por ter um dos maiores mix de modelos que atendem às necessidades das pessoas com deficiência, porém, ficou alguns anos sem grandes novidades, praticamente estagnada, o que refletiu sensivelmente na quedas das vendas para o segmento PcD, perdendo espaço para outras marcas. É sempre bom lembrar que a GM foi uma das marcas pioneiras no trabalho junto ao público com deficiência e chegou a liderar o ranking de vendas para o segmento num passado até nem muito distante assim. Ao que parece, a marca promete voltar com tudo e investir novamente nessa fatia considerável de mercado, trabalhando o consumidor com deficiência de forma mais enfática, acionando e incentivando sua rede de concessionárias espalhadas por todo o Brasil.
A Spin LTZ foi exposta à uma bateria de testes e todos que testaram o carro ficaram impressionados positivamente, e em todos os itens, como: conforto, acessibilidade, dirigibilidade, transferência da cadeira de rodas para o carro e vice-versa, espaço interno e de porta-malas.
Design, conforto, dirigibilidade, visibilidade, desempenho e espaço interno
O desempenho da Spin é bom. Nada de excepcional, mas responde bem aos comandos. A aceleração é perfeita. Meio pesada na arrancada, mas boa nas retomadas. A performance do câmbio automático de 6 marchas é boa, extremamente confortável. O carro não é dos mais silenciosos, normal para uma minivan. Mas chama a atenção a batida seca da suspensão traseira. O modelo, como é praxe da General Motors, é bastante confortável. A Spin é grande por fora e por dentro, o que deixa o motorista com deficiência com um bom espaço para sua acomodação. O mesmo já não ocorre com os passageiros do banco de trás, em função do espaço que o carro precisa deixar para a fileira escamoteável do banco de 2 lugares que se abre no porta-malas quando utilizados os 7 lugares.
Os bancos traseiros são bipartidos, o que aumenta ainda mais as possibilidades de configuração interna, um dos pontos altos do carro. O seu acabamento, pelo preço, também surpreende. É muito bom e vem ainda com rádio/CD/MP3 com entradas auxiliares e sensores de estacionamento. O banco do motorista, com regulagem de altura e sua anatomia, deixam o motorista com deficiência muito bem acomodado, dando a ele conforto e segurança ao dirigir. A posição de dirigir é boa e a visibilidade é ótima, proporcionada pela ampla área envidraçada do modelo e a altura que o motorista fica no carro.
Os bancos traseiros são bipartidos, o que aumenta ainda mais as possibilidades de configuração interna, um dos pontos altos do carro. O seu acabamento, pelo preço, também surpreende. É muito bom e vem ainda com rádio/CD/MP3 com entradas auxiliares e sensores de estacionamento. O banco do motorista, com regulagem de altura e sua anatomia, deixam o motorista com deficiência muito bem acomodado, dando a ele conforto e segurança ao dirigir. A posição de dirigir é boa e a visibilidade é ótima, proporcionada pela ampla área envidraçada do modelo e a altura que o motorista fica no carro.
O motor 1.8 Flex cumpre bem o seu papel. Tem bom torque e as marchas são bem escalonadas, com boas retomadas e com boas respostas, sem trancos nas passagens de marcha. A direção é gostosa, fácil de manobrar e segura na cidade e na estrada. O carro é estável nas curvas. Em termos de economia, quando se usa o etanol (álcool) como combustível, se sente mais consumo no ponteiro, porém, para o tamanho do carro e tudo o que ele oferece, não é nada de absurdo. Apesar de não ser um modelo dos mais “fotogênicos”, o design fica marcado pela nova característica da Chevrolet, onde todos os seus novos modelos vem mais ou menos com a “mesma cara”, explorando a tradição da marca com destaque: a gravatinha dourada na grade dianteira.
Acessibilidade e transferência
O fato da Spin ser uma minivan, mesmo que compacta de certa forma, facilita a entrada e a saída do carro para pessoas com deficiência ou até mesmo idosos. Para quem usa cadeira de rodas – tanto passageiros como motorista – e que fazem a transferência da cadeira para o carro e do carro para a cadeira, o modelo é muito bom. Para quem usa muletas, ou tem alguma dificuldade de locomoção, amputados etc… é super fácil o acesso ao interior do veículo e bem tranquilo. O ângulo de abertura de portas também é bastante razoável, facilitando para quem usa cadeira de rodas. Outro ponto que facilita a transferência, mas que neste carro só existe no lado da porta do passageiro, é a famosa alça de apoio interna no teto. Se esta peça pudesse ser também instalada pela fábrica no alto da porta do motorista – internamente – seria excelente e extremamente útil. Fica aqui a dica para a GM !
Os comandos de painel do carro, assim como os comandos que ficam na porta do motorista são bem fáceis de manusear. O ar-condicionado e outros botões do painel também são bem fáceis de manusear e acessíveis, inclusive as alavancas de seta, acendimento da lanterna e dos faróis e limpadores de párabrisa. Já o porta-luvas não fica numa posição das melhores. Porém, tanto o motorista ou usuário com deficiência, como sua família, tem no Spin um grande aliado. No geral, não há do que reclamar.
Os comandos de painel do carro, assim como os comandos que ficam na porta do motorista são bem fáceis de manusear. O ar-condicionado e outros botões do painel também são bem fáceis de manusear e acessíveis, inclusive as alavancas de seta, acendimento da lanterna e dos faróis e limpadores de párabrisa. Já o porta-luvas não fica numa posição das melhores. Porém, tanto o motorista ou usuário com deficiência, como sua família, tem no Spin um grande aliado. No geral, não há do que reclamar.
O porta-malas dá um show !!!
O “ponto alto”… “sem comentários”… “espetacular”… “maravilhoso” “fantástico”… “não dá para descrever”… Esses foram alguns dos comentários feitos sobre o porta-malas do Spin, pelas pessoas que testaram o carro e seus familiares.
Com o banco escamoteado o porta-malas do Spin é capaz de levar a cadeira de rodas sem desmontar. Tanto a monobloco como a dobrável. No caso da dobrável, tirando as rodas para acomodar melhor, o Spin leva, além da cadeira de rodas, também uma cadeira de banho. Perfeito para quem precisa viajar, pois ainda sobra um “espacinho para a bagagem”. Além disso, o modelo ainda oferece uma grande gama de possibilidades com o rebatimento dos bancos, oferecendo várias configurações internas de espaço. Excelente para quem precisa de espaço e de conforto ao mesmo tempo. Só quando a 3ª fileira de bancos está montada é que o porta-malas perde demais e fica pequeno, mas mesmo assim, ainda dá para levar a cadeira, do contrário, é enorme.
Com o banco escamoteado o porta-malas do Spin é capaz de levar a cadeira de rodas sem desmontar. Tanto a monobloco como a dobrável. No caso da dobrável, tirando as rodas para acomodar melhor, o Spin leva, além da cadeira de rodas, também uma cadeira de banho. Perfeito para quem precisa viajar, pois ainda sobra um “espacinho para a bagagem”. Além disso, o modelo ainda oferece uma grande gama de possibilidades com o rebatimento dos bancos, oferecendo várias configurações internas de espaço. Excelente para quem precisa de espaço e de conforto ao mesmo tempo. Só quando a 3ª fileira de bancos está montada é que o porta-malas perde demais e fica pequeno, mas mesmo assim, ainda dá para levar a cadeira, do contrário, é enorme.
Quem testou, aprovou !!!
Luciano dos Santos, solteiro, 28 anos, paraplégico – cadeirante há 7 anos em decorrência de um acidente de moto, é designer gráfico e morador de São Miguel Paulista, zona leste da capital. Ele testou, aprovou e ficou encantado com o carro. “Dou nota máxima para o Spin”, comentou Luciano. “Confortável, seguro… ótima posição para dirigir, o volante é curto e anatômico, o motor é bom de retomada, a frenagem é segura e passa segurança mesmo… a estabilidade é muito boa também”, diz Santos.
Ele fez questão de elogiar a posição de dirigir. “Para quem tem lesão na coluna, o banco dá uma ótima posição, gostei muito”, afirma. Mas foi o porta-malas que também chamou a atenção de Luciano. “O porta-malas é a matriz do carro. Para o cadeirante é a grande chamada, o grande atrativo desse modelo. É um carro para toda a família… conforto garantido para todo mundo”, completa.
Ele fez questão de elogiar a posição de dirigir. “Para quem tem lesão na coluna, o banco dá uma ótima posição, gostei muito”, afirma. Mas foi o porta-malas que também chamou a atenção de Luciano. “O porta-malas é a matriz do carro. Para o cadeirante é a grande chamada, o grande atrativo desse modelo. É um carro para toda a família… conforto garantido para todo mundo”, completa.
Fonte: Revista Reação
Nenhum comentário:
Postar um comentário