Seguidores

domingo, 7 de outubro de 2012

Análise rápida de 3 rampas...ACESSIBILIDADE JÁ!!!


Quando eu pergunto se o lugar é acessível, a resposta que sempre tenho é:“sim, tem rampa!”
Mas será que a solução é sempre uma rampa? Resposta: não. Existem vários outros itens nas 97 páginas da Norma de Acessibilidade que também precisam ser levados em consideração.
De qualquer forma, as rampas facilitam muito o acesso se bem executadas. Para ilustrar, vamos analisar 3 casos:
Primeira rampa. Aparentemente adequada.

Essa primeira rampa parece ter inclinação correta até a gente ver uma pessoa de cadeira de rodas usando. O correto é 8,33% e está com 10%. Parece pouca diferença, mas o esforço é muito maior. Além disso o corrimão deveria ser de duas alturas, e com a largura correta, de no máximo 4,5cm.
É importante ter iluminação natural nas rampas, que as paredes não tenham texturas agressivas, que tenha contraste entre piso e parede, etc.

Segunda rampa. Inclinação adequada.
Nessa segunda rampa observamos que o piso é escorregadio com o agravante de estar posicionada em um local quase descoberto. Além da inclinação estar adequada, não basta se não for antiderrapante. Por isso o improviso.
Deveria também tem corrimão dos dois lados e estar sinalizada com piso tátil de alerta no início e no final.
Enfim, faltou projeto e dispor melhor o mobiliário. A intenção é muito boa, já que não são todos os lugares que se preocupam com seus degraus.

Terceira rampa. Inclinada e escorregadia.
Além de estar com inclinação de aproximadamente 15%, é escorregadia. A largura não está adequada e mesmo assim foi instalada uma porta de correr que diminui mais a largura da rampa.
Este tipo de corrimão é inadequado, está com altura inadequada e não tem prolongamento.
Antes e depois de toda rampa deve-se prever um espaço para o patamar. Nesse caso, se a pessoa está descendo a rampa e a porta está fechada, sua abertura fica dificultada, já que não possui patamar e a rampa está com inclinação inadequada.
Para adequar essa rampa a obra não é fácil, pois precisa aumentar a largura da rampa (tem espaço), projetar um patamar logo depois da porta de acesso e mudar o revestimento.
——
Concluindo: não basta ter uma rampa se ela não der conforto, segurança e autonomia para todas as pessoas

Um comentário:

Leandro Maia Gonçalves disse...

Regina, acabei de receber um convite de amizade no Facebook, e a pessoa revelou ter se identificado comigo, porque viu minha história no seu blog.
Me espantei, pois não lembro de ter visitado seu blog, ou de ter algum perfil meu vinculado ao seu blog.
Fico feliz, mas gostaria de ter sabido antes.
Por acaso já nos escrevemos, ou já tentou entrar em contato comigo?
Parabéns pelo blog!
Espero manter contato!
Deus te abençoe!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...